Home / DMAutos

DMAUTOS

Troller TX4 ganha câmbio automático e tem preço de R$ 167.530

O Troller TX4 agora é realidade no mercado. A Ford, dona da marca, lançou oficialmente a nova versão do seu jipão 4x4 estiloso e ao mesmo tempo radical no seu habitat natural constituído de lama, pedra, areia, aclives e declives e qualquer outro tipo de terreno.

O Troller TX4 foi apresentado como a de maior capacidade off-road que o modelo já teve e chega com preço de R$ 167.530.

Nós andamos no TX4 e mostramos aqui as primeiras impressões ao dirigir o Troller na versão topo de linha. Você vai saber porque o modelo impressiona quando colocado à prova em ambientes com trechos radiciais.

Mas saiba também que no asfalto se comporta muito bem, o que o torna apto para uso em centros urbanos.

Troller TX4: Versão é lançada com inédita transmissão automática

O TX4 traz como maior destaque a transmissão automática de seis velocidades, inédita no modelo Troller. Calibrada exclusivamente para o TX4, a transmissão é associada ao motor 3.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 47,5 kgfm de torque.

Esse câmbio dispõe de três modos de condução: Drive, Sport e Manual. O conjunto é o mesmo da Ford Ranger.

Com o lançamento do novo TX4, a Ford, dona da marca, conta agora com duas versões do modelo. Antes era somente o T4, vendido exclusivamente com câmbio manual e com preço de R$ 25.700 abaixo do valor sugerido para o TX4, mais completo e requintado. Uma pena não disponibilizar airbags, nem mesmo como pacote opcional.

Além do novo câmbio, empregada na versão apresentada para atender demanda recorrente dos clientes, o Troller TX4 ganha também outro importante item, não de conforto, mas de segurança. Trata-se do diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico. Seu funcionamento consiste na transmissão de torque contínuo para as rodas em pisos de pouca aderência.

Exclusividade no visual

Se tem novidade no câmbio e no diferencial blocante, o Troller TX4 tem exclusividade no visual. A versão topo da linha é pintada na cor Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e no snorkel.

O Azul Naval é sempre combinada com outras três opções de cores: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada. As três combinações são de muito bom gosto e garante visual exclusivo ao Troller TX4.

O TX4 conta com para-choque dianteiro e estribos laterais de aço e acendimento automático dos faróis (os auxiliares são de LED).

Completam a lista dos itens de segurança os freios ABS com EBD, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e cintos de três pontos para todos os ocupantes, contando com os do banco traseiro.

Equipamentos adicionais

Como equipamentos adicionais o Troller TX4 traz snorkel, para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço e pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17.

E ainda: faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático, faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis, pintura e interior exclusivo, ganchos Isofix, e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes com alerta de uso para o motorista.

A lista de equipamentos do Troller TX4 conta mais itens. São eles: teto solar duplo de vidro, lanternas traseiras de LED com vedação especial, bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis e antena flexível e removível.

Interior exclusivo

A exclusividade está presente também no interior do TX4. A versão tem saídas de ar na cor laranja e bancos personalizados, com costura laranja, o logotipo TX4 no encosto e forração em vinil de alta qualidade, que facilita a manutenção.

Como o T4, a central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75”, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, além de microfone, dois pré-amplificadores de linha e atualização de software via USB.

O ar-condicionado do Troller TX4 é digital dual-zone. Os vidros e espelhos são elétricos e há também computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12 V e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road .

Primeiras impressões ao dirigir

A Ford não se preocupou em colocar o Troller TX4 à prova. A marca liberou a pista off-road do Campo de Provas de Tatuí, interior de São Paulo, e permitiu que os jornalistas especializados testassem o veículo.

Assim foi feito. A pista radical, composta por poças de lama e água, pedra, areia, inclinações e tudo mais que pudessem dificultar a condução e a passagem do TX4, não intimidou o “bruto”.

O TX4 mostrou-se eficiente e corajoso nos pontos de maior dificuldade de passagem. Nada segurou o Troller e nem representou obstáculo para transpor os trechos com graus de dificuldades extremos.

Imagina uma poça com lama grossa quase encobrindo as rodas de 17 polegadas com pneus 245/70? Então, o TX4 passou fácil com o 4x4 reduzido. Os aclives barrentos também não foram problema.

Os ângulos de ataque, saída e inclinação do TX4 facilitam o uso de qualquer terreno. Na primeira situação são 53 graus, na segunda 50 graus e na terceira 45 graus. Essas características puderam avaliadas ao longo da pista.

Teste pesado

A Ford acreditou no potencial do Troller TX4 e deixou que seu mais poderoso veículo off-road fosse testado num ambiente de absoluta realidade. As dificuldades foram imensas e o Troller superou fácil.

Destaque para a força do motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e torque de 47,5 kgfm. Merece também referência elogiosa o conjunto de suspensão. Seu curso bem calibrado absorveu bem os impactos da pista acidentada. O interior é confortável e a posição de dirigir faz a diferença.

Não pense que o Troller TX4 é só para pegadas brutas. Nada disso. Pode colocar para rodar na cidade que cumprirá um bom papel. Levamos o veículo também para a pista asfaltada do Campo de Provas, simulando o que e corriqueiro nos pisos dos centros urbanos.

O Troller, apesar das suas características off-road, pode ser também um excelente carro de passeio.

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias