Home / DMAutos

DMAUTOS

Fiat 500 faz a estreia da FCA no segmento dos carros elétricos

O Fiat 500 da terceira geração é o primeiro carro 100% elétrico da FCA (Fiat Chrysler Automobilies). O modelo 2020 revelado pela marca inspira mudanças e abre as portas para o ingresso do fabricante no segmento dos veículos zero emissões no Brasil. Será o primeiro veículo totalmente elétrico vendido pela marca no Brasil.

O modelo chega ao mercado brasileiro somente no final do ano. Seu lançamento mundial aconteceu em Milão, na Itália. O Fiat 500 elétrico seria revelado, na verdade, no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. A exposição, no entanto, foi cancelada devido ao Coronavírus.

As primeiras 500 unidades do Fiat 500 serão uma série limitada batizada de La Prima. Elas virão com carroceria cabriolet e terão um emblema na lateral com número do modelo que vai de 1 a 500. Essa numeração virá seguida pelo nome do país em que o carro foi vendido.

Cores

O Fiat 500 ou Cinquecento terá as cores Mineral Grey, Ocean Green e Celestial Blue.

As baterias de íons de lítio do Fiat 500 tem capacidade de 42 kWh e oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Além disso, o novo Fiat 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido. Em apenas cinco minutos carrega energia suficiente para percorrer 50 km. Uma carga de 80% da bateria é feita em apenas 35 minutos.

Carregamento doméstico

Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, uma vez que o Novo Fiat 500 inclui o Easy Wallbox™. Esse sistema foi desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual.

O Easy Wallbox é uma solução simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia.

Além disso, o Easy Wallbox™ está pronto para uma atualização de potência para 7,4 kW. Com ele, uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas. O modelo também vem com um cabo Modo 3 para carregar diretamente em postos na rede pública.

Modos de condução

O Novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor.

O modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para garantir a chegada ao destino, atuando em diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo de combustível. Assim, o veículo pode alcançar o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima de forma conveniente.

Assim como um "Sherpa do Himalaia", que é responsável por toda a expedição e guia até o destino, este modo de condução ajusta parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).

Fiat 500 tem motor de 118 cv e alcança velocidade máxima limitada de 150 km/h

O modo Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor convencional a combustão, enquanto o modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador.

De fato, liberá-lo causa uma desaceleração muito maior do que em um motor de combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado para parar completamente o carro.

Com o uso diário e um pouco de familiaridade com o sistema, é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador.

O motor do Novo Fiat 500 tem uma potência de 87 kW (118 cv), proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s e 0 a 50 km/h em 3,1 s.

Ele é o primeiro carro do seu segmento a oferecer direção autônoma de nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana.

Tecnologias a bordo

O Fiat 500 elétrico traz tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres.

A centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.

O Intelligent Speed ​​Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação. Por sua vez, o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Além disso, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor.

Pausa no cansaço

O sistema recomenda que o motorista que pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360​​° fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras.

O Novo Fiat 500 é o primeiro carro da FCA equipado com o novo sistema de infotainment UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Desenvolvido com a ideia de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA usa o sistema operacional Android Auto: fácil, intuitivo e incrivelmente personalizável.

Com o de infotainment UConnect 5 é possível usar widgets para configurar como as funções e aplicativos são exibidos. O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para o Android Auto. O modelo disponibiliza integração perfeita com smartphone e conta com uma tela sensível ao toque de 10,25" de alta definição.

Veículo conectado

O subcompacto Fiat 500 não mudou muito em relação à geração anterior, lançada em 2007. A nova geração, no entanto, nasceu mais conectada: ela dialoga dentro e fora do carro, permitindo que o motorista defina a rota de navegação com antecedência e encontre ar-condicionado na chegada.

Quando a porta do carro for aberta, o telefone celular do condutor será conectado em apenas 5 segundos. Assim, não será preciso mais usar o cabo de carregamento.

Também possui o sistema de interface Natural Language, com reconhecimento de voz avançado, sendo possível, por meio da conversa, controlar parâmetros, definir o controle climático e escolher sua música favorita.

A frente do Fiat 500 é vertical como na versão de 1957. Ela é menos ilusória e a sensação dinâmica do perfil foi acentuada. A linha divisória da primeira geração separou a moldura dos faróis circulares, enquanto hoje essa separação foi redesenhada.

Os faróis ficaram um pouco mais elípticos e ainda icônicos são tecnológicos e modernos. As maçanetas das portas estão completamente niveladas, com um compartimento para o desbloqueio elétrico.

Modelo ficou maior

A nova plataforma deu à terceira geração do Fiat 500 uma presença marcante: é 6 cm mais larga e 6 cm mais longa, a distância entre eixos foi aumentada em 2 cm. As rodas são maiores e mais afastadas, conferindo personalidade mais forte e maior conforto, apesar de seu comprimento permanecer com menos de quatro metros.

O interior do Fiat 500 tem painel amplo e delgado e pelas soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, houve melhoria significativa no conforto.

Há mais espaço atrás dos ombros e das pernas, enquanto o fundo plano pode abrigar as baterias de lítio sem comprometer a capacidade do compartimento de bagagem.

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias