Home / DMAutos

DMAUTOS

Novo Volkswagen Taos chega no segundo trimestre de olho no Jeep Compass

O Novo Volkswagen Taos estreia no mercado brasileiro no segundo trimestre - provavelmente em maio. O alvo principal do novo SUV médio da fabricante alemã é o Jeep Compass, nas suas versões flex. O Compass lança ainda neste semestre sua nova geração equipada com motor 1.3 turbo.

Só mesmo um agravamento da pandemia para fazer a Volkswagen a alterar seus planos de lançamento do SUV, que vai se posicionar entre os irmãos do segmento de utilitários esportivos, o  T-Cross e o Tiguan.

O modelo está sendo anunciado pela Volkswagen como a nova referência entre os SUVs médios. Marca aposta no espaço interno, tecnologia e segurança do seu novo carro para se destacar no concorrido segmento de utilitários esportivos do mercado.

O Taos foi desenvolvido sobre a nova Estratégia Modular MQB, a mais avançada do Grupo Volkswagen no mundo e que já serviu de base construtiva dos modelos Polo, T-Cross e Nivus. O novo SUV Taos pesa 1.420 kg, sendo significativamente mais leve que os SUVs médios.

Motor de 150 cv

O motor que virá sob o capô do Taos é o 250 TSI (1.4), que rende 150 cv e 25,5 kgfm, com torque máximo disponível entre 1.500 a 4.000 rpm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.

O propulsor trabalha em conjunto com o sistema Start-stop, que desliga o motor ao parar o veículo. O motorista pode desligar a função no botão "touch" do sistema de infotainment VW Play.

A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos acompanhado de uma alavanca iluminada.

Pelo sistema de infotainment VW Play é possível gerenciar o Modo de perfil de condução. Há quatro modos: Eco, Normal, Sport ou Individual. Eles alteram parâmetros da direção, do conjunto motor/câmbio, da climatização, do ACC (Adaptive Cruise Control) e do Ambient Light.

A iluminação ambiente oferece 10 opções de cores, que percorre o painel e as portas, conferindo mais requinte e sofisticação ao interior do Taos.

Porta-malas

Além do amplo porta-malas de 498 litros, há espaço de sobra para os cinco ocupantes.

O novo Volkswagen Taos mede 2.680 mm de entre-eixos, o que permite a acomodação de cinco passageiros com conforto. Na largura o novo SUJV médio mede 1.841 mm, no comprimento 4.461 mm e na altura 1.626 mm. O porta-malas tem capacidade para 498 litros e o tanque de combustível é de 51 litros.

O Taos combina ângulo de entrada de 19°, ângulo de saída de 26,3° e ângulo de rampa de 20,1°. O vão livre do solo é generoso, medindo 246 mm. O conjunto de rodas de 18 polegadas e pneus na medida 215/55 R18 reforçam o caráter de veículo utilitário esportivo nato.

O Novo Volkswagen Taos é pura sofisticação no interior, com destaque para a conectividade. O painel é composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas incríveis de 10 polegadas cada uma. De um lado, o painel digital Active Info Display, totalmente configurável, controlado pelo novo volante multifuncional da Volkswagen, herdado do Golf 8 europeu.

Ao lado painel digital Active Info Display está o VW Play. O novo sistema de infotainment desenvolvido no Brasil conta com uma tela sensível ao toque de alta resolução.

Novo Volkswagen Taos: Loja de aplicativos

O VW Play possui ainda uma loja de aplicativos própria (VW Play Apps), HD interno de 10 GB e apps que permitem múltiplas funcionalidades, como agendar a revisão do carro, pagar estacionamento, ouvir audiobooks e baixar mapas de navegação, como o Waze, por exemplo.

Em termos de conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, que controla a temperatura de forma eletrônica. Além disso, os passageiros do banco de trás poderão usufruir de um difusor de ar-condicionado com ajuste de fluxo, acoplado ao console central prolongado.

O Novo Volkswagen Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico. Ele é acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta numa velocidade menor do que 3 km/h ou por meio do botão no console.

Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em "D" (Drive) e pressionar levemente o acelerador, dando mais conforto e praticidade ao motorista.

O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões. Dessa forma, a suspensão proporciona mais conforto e estabilidade em todas as condições de uso.

Itens exclusivos

Entre os itens de segurança exclusivos no segmento, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go. A tecnologia possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente - e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos, situação comum em engarrafamentos, por exemplo.

Outra função muito importante do sistema é a Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres. A partir de um radar frontal, o sistema identifica o risco de acidente ou atropelamento e alerta o motorista. Caso não haja reação, o Taos freia automaticamente.

Na traseira, o modelo possui câmera de ré e Detector de tráfego traseiro. O sistema identifica movimentos atrás do veículo e pode até frear automaticamente o carro, se detectar um risco iminente.

Detector de ponto cego

Nos retrovisores externos, o Taos incorpora diversas funções. Dentre elas, o recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento.

O Taos possui também Detector de ponto cego. Caso os sensores detectem um veículo atrás, no ponto cego do retrovisor, o sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando o motorista para não trocar de faixa.

Há ainda dois itens exclusivos no segmento: Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão.

Esse sistema atua em conjunto com o Controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto, reduzindo significativamente as consequências de acidentes multicolisão.

O sistema Kessy do Volkswagen Taos é um item muito desejado pelos clientes. Basta estar com a chave presencial próxima à porta dianteira, no bolso da calça ou na bolsa para que o sistema reconheça o sensor e permita abrir e fechar as portas com um leve toque na maçaneta, além de autorizar a partida do motor por meio do botão no console.

O Kessy ainda pode fechar os vidros e até o teto solar panorâmico, outro item muito procurado pelos clientes nessa categoria de veículo.

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias