Home / DMAutos

DMAUTOS

Audi Q5 2021: Andamos no SUV e na sua nova versão Sportback

O Audi Q5 2021 evolui no visual, avança nas tecnologias de assistência à condução e estreia a versão com a descolada carroceria Sportback. O modelo da marca alemã caiu no gosto do consumidor. Não é por acaso que conquistou posição de destaque nos números crescentes de vendas da Audi no mercado brasileiro ao lado do Q3 e do A3.

O Q5 2021 chega em cinco versões, com preços de partida de R$ 309.990 para a versão de entrada Prestige. A mais cara Sportack S Line Black parte de R$ 395.990.

Audi Q5 Sportback

Em 2019, o Q5 vendeu 2.042 unidades, números que representaram 23,4% das vendas da Audi naquele ano. Em 2020, impactado pela pandemia, houve uma queda brusca: foram vendidos 1.302 Q5, com um percentual de 18,7%. A indústria automotiva no geral sofreu muito com os impactos provocados pela COVID-19 e com a Audi não foi diferente.

Vendas do Q5

Neste ano, o Q5 comercializou 823 unidades só no período de pré-venda. Deste total, 59% são do SUV Q5 e 41% da nova versão Sportback. Faz sentido a busca cada vez mais decidida do consumidor pelo SUV.

Afinal, o Q5 é cheio de qualidades e o novo modelo, renovado e com as avançadas tecnologias de segurança e de assistência à condução, se torna uma proposta ainda mais atraente.

Audi Q5 SUV

O novo Audi Q5 2021, importado do Mexico, muda o visual com a nova grade dianteira octogonal, novos para-choques e faróis Full LED Matrix com tecnologia OLED.

No interior, a nova central multimídia MMI Touch, com tela de alta definição de 10,1” sensível ao toque e com navegação, mais smarthone interface, se destaca. O sistema exibe em 3D cidades e monumentos, permite inserção de até 10 destinos intermediários e atende por comando de voz.

Versões e preços do Audi Q5 e Q5 Sportback 2021:

Q5 Prestige: R$ 309.990
Q5 S Line: R$ 344.990
Q5 Sportback S Line: R$369.990
Q5 S Line Black: R$ 370.990
Q5 Sportback S Line Black: R$ 395.990

Audi Q5 SUV: Interior

A nova versão Sportback do Q5 torna-se uma opção da marca para enfrentar modelos como o Mercerdes-Benz GLC Coupé e o BMW X4. O Audi Q5 com essa carroceria tem um estilo mais esportivo, destacado pela inclinação da Coluna C.

A aparência de esportividade não tira as qualidades que os compradores apreciam no Q5, cuja atual geração foi apresentada em 2017. No ano passado o Q5 foi reestilizado e para este ano passou por uma nova mudança no design e melhorou nas tecnologias.

Nas mudanças no visual do Q5 a dianteira ganha destaque, mas sem alterar o DNA dos SUVs da marca das argolas.  A grade dianteira ficou maior, passou a ter o formato octogonal e os faróis mudam seu formato e sua estrutura de iluminação.

Audi Q5 Sportack: Interior

s novos para-choques ganham desenho diferente e neles estão integrados os radares dos assistentes de condução. Na versão Sportback o para-choque dianteiro tem desenho exclusivo.

Diferenças

Os Q5 SUV e o Q5 Sportback se diferenciam no visual no desenho da grade dianteira e no formato das falsas entradas de ar laterais do para-choque. A versão Sportback é conhecida pelo ângulo mais inclinado da coluna C.

No restante, porém, compartilha muito do SUV em sua carroceria mais tradicional. Q5 e Q5 Sportback têm lanternas com tecnologia OLED. O desenho luminoso pode ser escolhido na hora da compra do carro.

Audi Q5 SUV

O Audi Q5 SUV e o Q5 Sportback compartilham o mesmo motor 2.0 TFSI turbo, com 249 cv e 37,7 kgfm e tração integral quattro Ultra (funciona com tração 100% na dianteira e ativa a traseira em situações onde perde a aderência).

O motor é associado ao câmbio S-Tronic de dupla embreagem com 7 marchas. Ele acelera de 0-100 em 6,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 237km/h.

Assistência elétrica

O novo Audi Q5 traz um sistema que troca o motor de partida por um gerador de 12V. O sistema desliga o motor em velocidades de cruzeiro e ajuda a reduzir emissões e consumo, mas está longe de ser o mesmo híbrido-leve dos modelos A4 e A5 Sportback.

Chamado de Sistema de Assistência Elétrica, a tecnologia permite o deslocamento do veículo entre 55 e 160 km/h com o motor desligado, resultando em menor consumo de combustível.

Os novos Q5 e Q5 Sportback só diferem nas dimensões na altura e no comprimento. O primeiro mede 1.662 mm de altura e 4.682 mm de comprimento. Por conta do rebaixamento da Coluna C, o Sportback é 2 mm mais baixo na altura e maior 7 mm no comprimento.

Na largura e no entre-eixos as duas versões têm as mesmas medidas, ou seja, 1.893 mm e 2.819 mm, respectivamente.

Outra diferença está na capacidade do porta-malas do Q5 e do Q5 Sportback. No primeiro é de 520 litros e de 1520 litros com os bancos rebaixados. No segundo a capacidade é de 510 litros e de 1.480 litros com os bancos rebaixados.

Equipamentos

Desde a versão de entrada Prestige o Audi Q5 traz um recheado pacote de equipamentos de série. Dentre eles estão espelho retrovisor ani-ofuscante, Audi Smartphone Interface, Audi Phone Box Light, ar-condicionado 3 zonas, Controle de Cruzeiro Adaptativo, Virtual Cokpit 12,3”, bancos dianteiros ajustáveis eletronicamente, Keyless, Sistema Sart-Stop, Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, rodas 19” diamantadas, faróis e lanternas em LED, Audi Drive Select, volante esportivo com a base achatada e porta USB para os passageiros do banco traseiro.

As versões intermediárias Q5 e Q5 Sportback S Line acrescentam, dentre outros equipamentos, Controle de Cruzeiro Adaptativo, com aviso de saída de faixa, bancos dianteiros esportivos ajustáveis eletronicamente, rodas 19”Audi Sport, Faróis Full LED Matrix e teto solar panorâmico.

Por sua vez, as versões mais completas Q5 e Q5 Sportback S Line Black trazem todos os itens das versões abaixo e acrescentam rodas de 20” Audi Sport, carregador por indução, revestimento do teto preto, memória do banco do motorista, Audi Pré-Sense traseiro com assistente de tráfego reverso, Audi Side Assist com exit warning e pacote exterior preto brilhante com pintura contrastante.

Opcionais

Na lista dos opcionais estão pintura metálica, perolizada e sólida especial para todas as versões, com preço de R$ 2.200. O porta-malas elétrico e Hands-Free é opcional para o Q5 Prestige (R$ 4.000) e de série para as demais versões.

Head up display (R$ 7.500), Estribo (R$ 7.700) e Estribo mais rodas de 20” são opcionais para as versões Q5 e Q5 Sportback S Line (R$ 10.000) e Q5 Sportback S Line Black (R$ 7.700).

Audi Q5 Sportback

São opcionais apenas para as versões topo do Q5 S Line Black e Q5 Sportback S Line Black o pacote exterior carbono mais rodas de 20” (R$ 12.000), as lanternas traseira OLED (R$ 7.000) e o Som Bang & Olufsen (R$ 8.000).

Audi Q5 2021: Teste

Andamos nas versões SUV e Sportback do novo Audi Q5 2021 durante a apresentação oficial do modelo, em São Paulo. Em sua segunda geração, o Q5 deixa uma boa impressão ao dirigir. Não há diferença de condução entre as duas carrocerias.

O motor 2.0 TFSI de 249 cv de potência de ambos dá respostas precisas nas acelerações e arranca muito forte nas retomadas, graças ao torque de 37,7 kgfm a 1.600 rpm que surge rápido com o pé firme no acelerador. Na cidade mostra excelente agilidade.

Audi Q5 Sportback: Interior

Ainda com relação ao motor, durante a viagem entre São Paulo (Capital) e a cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais, o consumo do silencioso e esperto motor 2.0 na rodovia registrou 10,8 km/l de gasolina. Para um modelo do segmento dos SUVs é uma economia considerável.

Portanto, além das tecnologias disponíveis no Q5 e do conforto padrão dos Audi, vale ressaltar também a vantagem de um motor potente e forte ser econômico.

O câmbio S-Tronic, de dupla embreagem de 7 marchas, se entende bem com o motor 2.0 TFSI. É eficiente no aproveitamento da faixa de torque. A icônica tração integral quattro Ultra, que trabalha o eixo traseiro apenas em situações de deslizamento das rodas dianteiras, é um caso a parte quando o assunto é tecnologia de ponta. Atua igualmente de forma eficiente no conjunto mecânico.

Audi Q5 SUV: Interior

Suspensão eficiente

No deslocamento entre a Capital paulista e a cidade mineira passamos também por um pequeno trecho de trecho de terra para chegar na Fazenda Irarema, produtora de Azeite, que fica na divisa com o estado mineiro.

O percurso foi o suficiente para conhecer a eficiência da suspensão do Q5. Na estrada, passou segurança na rolagem da carroceria nas curvas. No chão, absorve  com maciez os buracos.

A posição alta de dirigir passa de forma perfeita as qualidades de um SUV que agrega o conforto de um modelo sedã de luxo. O acabamento interno traz materiais suaves ao toque e sem muitos exageros. Tudo feito na medida certa para agradar a clientela da marca.

Audi Q5 Sportback

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias