Home / DMAutos

DMAUTOS

Pegada esportiva empolga na condução do Volvo XC40 elétrico

Desde o final do ano passado o Volvo XC40 2022 deu um passo à frente na combinação de motor a combustão com elétrico dotado de tecnologia híbrida Plug-in. O SUV compacto premium de visual agradável ganhou exclusividade na evolução do processo de eletrificação da marca sueca e se tornou 100% elétrico.

O XC40, agora batizado de Recharge Pure Electric, tornou-se o primeiro modelo todo elétrico da Volvo no mundo. Em breve, porém, terá outro irmão no mercado, com a chegada do SUV Coupê C40, que deve ser lançado até março.

A Volvo acertou na mudança do seu modelo de entrada? Não seria melhor mantê-lo Plug-in, dando ao consumidor a oportunidade de escolher entre a condução a combustão ou elétrica?

Os números de vendas do Volvo XC40 Pure Electric 2022 dão a resposta à pergunta feita aos mais céticos com relação ao rápido o avanço na eletrificação veicular.

Vendas no Brasil

O modelo desembarcou no Brasil surpreendendo na aceitação do público. Plagiando um conhecido jargão popular, o Volvo XC40 elétrico “chegou chegando ao mercado”. O modelo é comercializado hoje por R$ 409.500,00, valor obtido junto à revenda Volvo Champion.

Os 300 veículos anunciados no primeiro lote foram vendidos quase que num piscar de olhos, forçando a Volvo a trazer outros 150 veículos, igualmente comercializados em tempo recorde.

Se você acha ainda que a Volvo ousou na sua estratégia, vai perceber que a marca foi muito mais ousada ao acreditar no processo de eletrificação automotiva desencadeado no mundo. Definitivamente, a fabricante escandinava joga com acertos na sua política pela busca cada vez mais próxima da emissão zero.

Outra boa resposta para a política adotada para o mercado brasileiro é o fato de a marca ocupar hoje a segunda colocação em vendas no Brasil, entre os importados, perdendo apenas para a alemã BMW. E olha que não faz muito tempo que a Volvo amargava a quarta colocação.

Antes mesmo do lançamento do SUV XC40 Recharge Pure Electric, a Volvo já havia tomado uma decisão. Também a partir de 2021 a marca sueca deixou de fabricar veículos apenas com motor a combustão.

Até 2025 todo veículo Volvo será híbrido Plug-in ou simplesmente elétrico e quando 2030 chegar seus carros serão todos 100% elétricos.

No caminho certo

Os números de veículos elétricos, híbridos Plug-in ou simplesmente híbridos vendidos 2021 no Brasil mostram também que a Volvo caminha com passos precisos rumo ao futuro da eletrificação. Naquele período foram vendidos 34.990 veículos eletrificados.

Do total, 92% (32.130 unidades) de híbridos e os 8% (2.860 unidades) restantes de elétricos. Em 2020 o segmento, incluindo os comerciais leves, registrou vendas de 19.745 unidades.

Dos quase 35 mil eletrificados vendidos no ano passado, 8.273 são da Volvo, o que consolidou a marca na segunda posição do mercado premium, com participação de 18,3%.

Agora você vai ficar sabendo um pouco mais sobre o Volvo XC40 Recharge Pure Electric. O modelo compacto premium foi cedido para avaliação do DMAutos e vamos contar um sobre as impressões ao dirigir o primeiro 100% elétrico da marca lançado no mercado brasileiro e no mundo.

Já havíamos tido um contato com a novidade sueca, em Osório, no Rio Grande do Sul, durante seu lançamento no País. Na oportunidade, o XC40 elétrico deixou pistas fortes de tratar-se de um lançamento com muitos atrativos.

A decisão da Volvo de estrear o XC40 com motor elétrico veio também em razão de o consumidor do modelo olhar com bons olhos para seu irmão maior, o XC60, mesmo pagando mais caro por ele.

Além da exclusividade do motor elétrico na linha, o Volvo XC40 Recharge Pure Electric traz ainda como atrativos o visual com linhas bem definidas e a pegada esportiva proporcionada pelos dois motores elétricos.

Desde que desembarcou no Brasil, estreando por aqui com motor 2.0 turbo, a gasolina. No segundo momento, o XC40 ganhou a tecnologia híbrida Plug-in, de 82 cv, associado ao motor 1.5 turbo (T5), de 180 cv, somando uma potência máxima combinada de 262 cv.

Destaque

O XC40, que já se destacava nas suas versões tradicionais, deu um salto em modernidade com motor elétrico. O modelo não parece ser um carro elétrico no visual, podendo ser identificado apenas pela identificação Recharge na tampa do porta-malas e na coluna traseira e também pela tampa fechada que substitui a grade na dianteira.

Carro elétrico não precisa ser refrigerado, sendo, portanto, dispensado o uso de grade aberta.

O Volvo XC40 elétrico chama a atenção nas ruas. Os olhares que desperta são muito mais pelo visual bonito que carrega. O modelo é, verdadeiramente, um SUV muito atraente, com linhas que remetem à esportividade.

As rodas de 20” se destacam no seu visual e calçam pneus especiais para veículos elétricos 235/45 na dianteira e 255/40 na traseira. Eles rodam de forma mais silenciosa.

Falamos de um XC40 elétrico de visual bonito, né? Agora você vai saber como ele anda. O SUV combina dois motores elétricos de 204 cv cada que, juntos, rendem 408 cv e 67,3 kgfm de torque. Detalhe: o torque máximo está disponível ao simples toque no acelerador.

A força imediata cola o condutor no banco de forma impressionante. A sensação é que o carro vai alçar voo. Daí a razão do uso de pneus mais largos na traseira, conforme as especificações acima.

Desempenho e autonomia

O SUV XC40 sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador a 180 km/h, e pode alcançar até 418 km de autonomia, conforme o ciclo WLTP.

Sobre a autonomia, a fabricante faz a observação de que o alcance projetado de até 418 km está de acordo com o ciclo de direção WLTP realista sob condições controladas para um novo veículo.

Lembra ainda que o alcance no mundo real pode variar dependendo do estilo de direção e outras circunstâncias, como temperatura externa, clima, vento, topografia e estradas.

Outros fatores que afetam o alcance são o reboque, a carga real e quanta eletricidade é usada para funções do carro, como aquecimento e resfriamento do carro. Fica a dica.

O desempenho do SUV compacto todo elétrico da Volvo se assemelha à de um carro esportivo. Siga o conselho: Se for dirigir um XC40 Recharge Pure Electric esteja preparado para conduzir um modelo com aceleração muito rápida.

Dirigir o XC40 elétrico é prazeroso. O primeiro contato causa estranheza pela ausência de barulho do motor. A direção é leve para o uso no dia a dia, onde pode ser considerada uma excelente solução nos dias atuais. Para viagens mais longas há o risco de dores de cabeça se não houver um planejamento preciso para a recarga.

Tecnologias

O compacto premium XC40, que traz muitas das tecnologias que fazem da Volvo a marca mais segura do mundo, não tem botão de partida. Para colocar o silencioso motor em funcionamento basta pisar no freio e dar um toque na alavanca para a posição D. Pronto, é só sair. Para desligar, acione a tecla Park (P). Simples e prático, né?

Se é a primeira vez que vai conduzir o XC40 Pure Electric, cuidado ao for conferir se o veículo está em funcionamento. Afinal, o motor silencioso causa confusão nos primeiros momentos.

Portanto, se for “cutucar” o acelerador para ter certeza lembre-se que o torque máximo está num leve toque no acelerador. Saiba também que o SUV dá a partida tocando na alavanca para a posição R. Dar a partida assim só faz sentido se a intenção é sair de ré.

One Pedal Drive

Um dos destaques do Volvo XC40 elétrico é o One Pedal Drive. Trata-se de recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal.

Desta forma, para acelerar, basta pressionar o acelerador. Para frear é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. O sistema regenera energia e torna o XC40 Recharge Pure Electric ainda mais eficiente e com autonomia maior.

O XC40 elétrico inaugura um novo infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services. A novidade integra o carro aos mais avançados recursos do Google.

Desenvolvido com o Google, o sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável.

Os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada. Além disso, os clientes têm acesso a um amplo ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play.

Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.

Interior

Por dentro, o SUV XC40 impressiona. O carro manteve o layout limpo destacando os detalhes que estão por todos os cantos. O painel central é de LCD com 9" touch screen e antirreflexivo e o de instrumentos digital conta com 12,3" e é personalizável. O

O revestimento dos bancos em microtech faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium.

Ainda no interior, foram empregadas soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis e comidas. O SUV XC40 elétrico oferece carregamento de celular por indução.

Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável. Essa é uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.

Como não tem mais o motor a combustão na dianteira, o XC40 Recharge Pùre Electric ganha um espaço com capacidade para 31 litros embaixo do capô. No porta-malas traseiro a capacidade é de 414 litros. A tampa tem abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

Volvo XC40 elétrico: Potência

O XC40 Recharge Pure Electric pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Combinados, a potência dos dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive) gera 408 hp de potência e 67,3 kfm de torque.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de mais de 400 km (Ciclo WLTP) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

O Volvo XC40 Pure Electric oferece as mais avançadas assistências à condução. Dentre elas, câmera 360 graus, Alerta de tráfego cruzado (CTA) e frenagem automática.

Essas tecnologias auxiliam e evitam colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.

O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Esse sistema traz sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias, além de contar com um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo.

Iluminação

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED. Todas essas tecnologias trazem no XC40 Recharge Pure Electric o compromisso da Volvo Cars com o desenvolvimento dos carros mais seguros.

Também pensando em segurança, o Volvo XC40 elétrico possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência.

Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Conectividade

Seguindo no pacote tecnológico, a Volvo não quer que você conecte seu smartphone, mas que o carro seja seu smartphone. Com base Google, o sistema multimídia tem loja de apps como um tablet.

É só logar no Google Maps, Spotify, Waze e outros aplicativos, sem a ligação direta com seu celular - que pode ser conectado ao Bluetooth, mas apenas para fazer ligações. .

Integrado, os sistemas conversam com o Volvo. O Maps, por exemplo, mostra a carga de bateria que você chegará ao destino, se é possível fazer a recarga por lá e planeja uma rota caso não dê.

O Spotify está ligado a um sistema de som assinado pela Harman Kardon. O sistema funciona bem, rápido e conversa com sua casa se você usar o Google Home.

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias