Home / DMAutos

Guepardo

Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Legítimo URV, a novidade cearense virá com opção de 4 e 2 lugares e ar-condicionado opcional


		Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Guepardo. É o nome do mais novo veículo off-road genuinamente brasileiro. O modelo, já em fase final de testes, será lançado no mercado em breve. Desenvolvido no Ceará por quatro engenheiros que trabalharam na Troller, o Guepardo é mais do que um UTV. Ele é um legítimo URV! O Guepardo virá com opção de 4 ou 2 lugares e será também o primeiro veículo desse nível a ter como opcional o ar condicionado.

A nova fabricante Adventures Off-Road guarda novidades que vão impulsionar a chegada do modelo off-road no mercado, cujo nome tem origem no Guepardo, considerado o animal terrestre mais rápido do mundo, atingindo mais de 100 km/h. De comportamento atípico, quando comparado com outros membros da sua família, o Guepardo tem seu habitat na Savana, na África.


		Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Quatro experientes ex-engenheiros da montadora Troller fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior. E vão fazer testes também em pistas no Interior de Minas Gerais. A previsão é de que até setembro deste ano os primeiros veículos estejam prontos e início da pré-venda para o público.

Lançamento

Os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).


		Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo".

O Guepardo terá motor Volkswagen 1.6 turbo, de 121 cv, a gasolina, que rende 181 Nm de torque. Segundo Moacir Braga, esse propulsor tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, explica Moacir.

Moacir tem experiência de 25 anos na área de Engenharia Automotiva, tendo sido o responsável pela Engenharia Veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta Troller.

Legítimo URV

Segundo o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, o Guepardo é um URV (Utility Recreational Vehicle - Veículo Recreativo Utilitário). Portanto. O Guepardo é um automóvel, enquanto os considerados UTVs são quadriciclos redesenhados.


		Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT.

O URV, por sua vez, compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.

Guepardo - FICHA TÉCNICA

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 181 Nm a 2500 RPM
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg

Os quaro engenheiros

1) Moacir Braga: com 25 anos experiência na área automotiva, dos quais, 23 anos na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, SP. Liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.

2) Thiago Holanda: Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com com MBA em gerenciamento de projetos, esteve mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Foi Troller de 2009 até 2021.

3) Alexandre Frota: Engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2009. É especializado na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo em 2014.

4) Carlos Renato: Engenheiro de Projetos Automotivos com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização do Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos. Responsável pelos cálculos estruturais do veículo.

Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro
Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias