Home / DMAutos

Scania

Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

O Scania elétrico K 230E B4x2LB será comercializado a partir da Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto, em São Paulo.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil. O modelo o K 230E B4x2LB entra para a história e inicia a jornada de eletrificação da fabricante sueca no País. O veículo tem autonomia entre 250 a 300km, tração 4x2, vocação urbana e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas terão início na Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

“Estamos vivendo um ano muito especial para a história da Scania no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

O Scania K 230E B4x2LB teve sua autonomia de 250 a 300km dimensionada numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular. O modelo comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal.

“Vamos começar pela tração urbana 4x2 e potência de 230 kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Trata-se de uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, todos importados. A máquina elétrica oferece 230 kW, o equivalente a 310 cavalos. Seu motor é ligado a um câmbio com duas marchas. Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos.

O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230 kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300 kW a 1.400 rpm. No motor a combustão tradicional, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua, o que o torna em um motor elétrico diferente. Ele já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

O motor tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seu custo de manutenção é mais baixo comparado aos motores de combustão interna. Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

Na interface de carregamento, o conjunto transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. A Scania já avalia os carregadores de mercado que giram em torno de 150 a 180 kW, buscando a liberdade para desenvolver uma solução localmente. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado pra receber não só o motor, mas também a bateria.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

As baterias são de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). Elas dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros.

Uma grande vantagem está no fato de que as baterias são modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. O cliente poderá escolher seu ônibus Scania elétrico com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, ganha as opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil
Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias