Home / DMAutos

Fenatran 2024

Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade

Destaques para o caminhão 100% elétrico 30 G 4x2 e os modelos movidos a biodiesel e a gás/biometano


		Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade
VW 30 G 4x2 100% elétrico.

Seis novos caminhões pesados e semipesados serão as novidades da Scania na Fenatran 2024. que será realizada de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Dentre os modelos previamente apresentados estão confirmados os lançamentos do caminhão 100% elétrico 30 G 4x2, o primeiro da marca no mercado, além do P 280 6x4 XT (‘Light Construction’), do semipesado P 280 6x2 (7 litros), 460 R 6x2 Super, do 500 RH 6x4 Super B100 100% biodiesel e do G 460 6x2 movido a gás/biometano.

Dentre as novidades, a marca anuncia a incorporação de mais itens de série na linha rodoviária. Passam a integrar a lista de itens de série o exclusivo airbag lateral de cortina, airbag frontal, geladeira e gaveteiro, volante com controle de multimídia e detalhes cromados, compartimentos externos dos dois lados da cabine ao lado das portas e farol de milha no teto da cabine.


		Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade
Volkswagen G 460 6x2, movido a gás/biometano.

No quesito segurança, os destaques são para os airbags, sendo que o frontal está integrado ao volante. O exclusivo airbag lateral de cortina é crucial em casos de tombamento, pois foi projetado para proteger a cabeça do motorista em caso de forte impacto.

Para o conforto interno do motorista, a sueca Scania incluiu uma geladeira e um gaveteiro, o que propicia um ambiente ainda mais agradável na experiência de direção a bordo de um Scania. A área externa dos caminhões recebeu o farol de milha no teto para proporcionar maior segurança, principalmente, nas operações noturnas.


		Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade
Volkswagen G 460 6x2 movido a gás/biometano.

Os outros itens adicionados são os compartimentos externos em ambos os lados do caminhão, tanto para o motorista quanto para o passageiro, que podem ser utilizados para o transporte de objetos pessoais ou ferramentas.

Os caminhões semipesados Scania equipados com a cabine P, já consolidados na configuração 8x2, contam agora com novas configurações nas trações 4x2 e 6x2. Equipado com motor de 7 litros, 6 cilindros em linha, tem duas potências: 250 cv com torque de 1.100Nm (4x2) e 280 cvcom torque de 1.200Nm (4x2 e 6x2). São modelos que oferecem os maiores torques da categoria.


		Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade
Volkswagen P 280 6x2.

Ideal para operações urbana e regional, a cabine P tem boa visibilidade e dirigibilidade e inclui quatro pontos de suspensão de série, trazendo itens da linha rodoviária para um caminhão semipesado.

A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, incluindo uma marcha Overdrive, permite aproveitar melhor a inércia, resultando em economia de combustível. A Scania é a única no mercado a oferecer essa funcionalidade com a caixa de transmissão G25.


		Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade
Volkswagen P 280 6x4 XT Light Construction.

O modelo P 280 6x2 conta com suspensão a ar na traseira, permitindo ajustar a altura do baú em relação à doca para facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias. Além disso, a fabricante sueca reduziu o peso da tara do caminhão em 600 quilos, desta forma foi possível aumentar a capacidade de carga em aproximadamente 7%.

Sustentabilidade

Com foco na liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável, a Scania reafirma seu compromisso com a linha Super movida a 100% de biodiesel puro (B100). São duas configurações: a de 500 cavalos com 2.650Nm para o modelo 6x4, recomendado para composições de nove eixos, rodotrem e bitrem, e a de 460 cavalos com 2.500Nm para o modelo 6x2. A redução chega a até 77% nas emissões de CO2, do poço à roda. Na Fenatran, o modelo B 100 exposto será o 500 RH 6x4 Super.


		Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade
Volkswagen 500 R 6x4 Super, movido a biodiesel.

Os motores foram desenvolvidos e homologados para operar com biodiesel e todo o sistema, incluindo vedações e elastômeros, foi redesenhado para garantir compatibilidade e durabilidade. Além disso, o sistema de pós-tratamento foi ajustado para atender os níveis de emissões exigidos para o uso de biodiesel.

Ao adicionar as duas novas potências de 460 cv e 420 cv, a Scania passa a atender ainda mais demandas dentro e fora de estrada, criar nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil e ampliar o leque de negócios. Os modelos a gás que serão apresentados na Fenatran poderão ser configurados nas trações 4x2, 6x2 e o 460 também na estreante 6x4.


		Scania levará para Fenatran 2024 caminhões focados na sustentabilidade
Volkswagen 460 R Super 6x2.

Na configuração 4x2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6x2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos. O GH 460 cv a gás chama muito a atenção pelos dois novos cilindros de gás, desta vez atrás da cabine, chamados de “conceito mochilão”. Além dos oito cilindros laterais tradicionais, foi ampliada a autonomia justamente com mais dois. Assim, poderão percorrer até 650km.

O GH 460 tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele faz parte da gama X-gas.

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias