
O novo motor 2.2 turbodiesel 4x4, de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, da família Multijet II, é a bola da vez na linha de veículos da Stellantis com essa motorização. O primeiro modelo com esta motorização foi a Rampage 2025, o que garante afirmar que a novidade sobre o capô da picape média da Ram representa um grande avanço. Depois foi a vez do Jeep Commander, na versão Overland, e na Fiat Toro, nas versões Volcano e Ranch, de receberem o novo Multijet II.
Essa mudança decretou o fim do motor 2.0 de 170 cv e 35,9 kgfm de torque, então o grande destaque por um bom tempo na linha Jeep, incluindo também o Renegade e o Compass, e Fiat, na picape Toro. Portanto, sai de cena o motor 2.0 turbodiesel e entra o 2.2 turbodiesel. Como tudo na vida tem seu fim, é a hora do motor 2.0, que teve seu brilho lá atrás, fazer sua despedida.

A título de boa informação, favor não confundir o novo motor 2.2 turbodiesel como evolução do 2.2, de 180 cv e 40,8 kgfm de torque, da Fiat Titano. A litragem de ambos é a mesma, mas o que estreou na Rampage e posteriormente nos demais modelos já mencionados no texto acima é mais moderno, mais potente – 20 cv a mais - e que rende mais torque – 5,1 cv a mais. Na verdade, o novo motor da Rampage é uma evolução do 2.0 turbodiesel, do qual partiram seus avanços, com ganhos extras de potência e torque.
O motor 2.2 Turbodiesel reúne o que há de melhor em tecnologia, com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor. O sistema de escape possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica — mudança que só foi possível por conta da adoção de processadores mais rápidos e eficientes.

Quem comprou a Rampage com motor 2.0, passados pouco mais de um ano e meio do seu lançamento, é que não deve estar nada satisfeito com a troca de motor. Afinal, a novidade provocou a desvalorização de um veículo que é recém-chegado ao mercado, podendo ser considerado muito novo para uma mudança tão precoce. Por outro lado, quem adquiriu a Rampage 2025, atualizada com novo motor, mais potente e mais forte, não tem motivos para ficar triste.
A Rampage 2.2 turbodiesel, com transmissão de nove marchas, deu um salto de qualidade exponencial. Foi exatamente a impressão que tivemos durante o teste que realizamos com a versão Rebel do modelo. Com a introdução do novo motor 2.2, a picape da Ram não só ganhou força e potência extras. A engenharia da marca tratou de alongar seu diferencial em 14%, melhorando a relação de todas as marchas, bem como recalibrou o sistema eletrônico no geral, mesmo não fazendo trocas dos componentes do câmbio quanto do sistema de tração integral automática.

As mãos dos engenheiros fizeram um trabalho transformador na Rampage 2.2 turbodiesel 2025, promovendo no modelo uma experiência de direção bastante prazerosa, com de3staque para o desempenho da picape. A antecessora, com motor 2.0 turbodiesel, tinha seu valor, mas era um pouco preguiçosa para ganhar velocidade. Isso fez com que o comprador olhasse mais com carinho para as versões 2.0 turbo, a gasolina, com 272 cv. A nova motorização turbodiesel pode mudar esse comportamento e dar uma nova alvancada nas vendas da Rampage diesel 4x4.
Durante os 10 dias a bordo da versão Rebel da Rampage, vendida por R$ 265.990, as melhorias no comportamento da picape equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv se mostraram aparentes o tempo todo. O pé no acelerador deu, digamos, mais atitude à picape. As respostas são imediatas e o ganho de velocidade chega num piscar de olhos. Motor e câmbio de nove marchas trabalham confortáveis, promovendo trocas macias e acelerações fortes, sem comprometer a acústica interna com ruídos externos.

Mais esperta, a Rampage 2025 turbodiesel sai forte da imobilidade e garante ultrapassagens mais confiantes. Sabe aquele motor que responde satisfatoriamente na ultrapassagem quando você precisa de força e potência para chegar seguro lá na frente? O 2.2 turbodiesel que agora está sob o capô da Rampage, Commander e Toro garante dá esse segurança. O trabalho da transmissão associado com o motor é bastante harmonioso, promovendo, graças ao torque extra, menos reduções e atua mantendo a marcha para subir a rotação a partir do torque que o motor tem.
O consumo também merece boa observação. Durante a avaliação com a Rampage Rebel o consumo ficou na casa dos 11,4 km/litro rodando na cidade. Na estrada, foram 13,8 km/l. O novo motor fez muito bem para a Rampage, que já oferecia um conjunto com qualidades de sobra, proporcionando boa dirigibilidade. Na configuração 2.0 turbodiesel anterior, o consumo era de 9,9 km/l em ciclo urbano e 12,4 km/l na rodovia.

Seria impensável desenvolver um motor com mais potência e torque, mas com menor consumo de combustível. Foi exatamente o que a Ram fez no desenvolvimento do motor 2.2 turbodiesel em relação ao 2.0 que deixa de existir na linha de produtos da Stellantis.
Além do novo motor 2.2 Turbodiesel Multijet II, a Rampage 2025 segue oferecendo na linha o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina. O primeiro entrega 200 cv de potência, a 3.500 rpm, e 45,9 kgfm de torque, 1.500 rpm. O segundo desenvolve 272 cv e 40,8 kgfm de torque, sendo associado ao mesmo câmbio automático de nove marchas do propulsor a diesel. A tração é sempre integral automática.

A picape traz também o ADAS Nivel 2, atualizado com sistema ativo de manutenção de faixa com centralização, somando aos recursos que já eram oferecidos e foram mantidos, como sistema de detecção de tráfego traseiro cruzado, sistema de monitoramento de pontos cegos e alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.
A suspensão McPherson na dianteira e Multilink na traseira é outro ponto alto na picape, garantindo conforto e segurança. Quem anda no banco traseiro não sofre com as imperfeições do piso com solavancos. A viagem é relativamente tranquila graças à sua boa calibragem cuidadosamente trabalhada para proporcionar conforto sem prejuízo da segurança e capacidade de carga da caçamba. Sua lista de equipamentos é parecida com a das demais versões, mudando apenas a capacidade em peso de 1 tonelada na caçamba.

Conclusão
Motores a diesel já não têm mais tanto atrativo pelo consumo, preço do combustível e durabilidade como antes. Eles perderam um pouco da aceitação diante da modernidade da motorização flex, pela alta do preço do diesel e pela diferença de preços maior dos motores a diesel. Contudo, ainda se encaixam bem nas picapes, mesmo naquelas com apelo mais urbano. A Rampage, com o novo motor 2.2 Turbodiesel, é um bom exemplo, principalmente por ter um estilo mais off-road.
A nova Rampage 2025 melhorou sua posição na disputa por consumidores com a nova motorização. Não só ficou mais forte e potente. A picape, já bem equipada desde a antecessora, deu um salto também na dirigibilidade, melhorando em muito um conjunto que já era bom.

Rampage Rebel 2.2 Turbodiesel 2025 – Principais equipamentos
- Câmbio automático de 9 marchas
- Tração 4x4 com reduzida
- Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
- Revestimento interno de couro preto
- Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
- Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
- Faróis e lanternas full LED
- RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- 7 airbags
- Sistema ativo de manutenção de faixa com centralização
- Controle de velocidade adaptativo
- Monitoramento de pontos cegos
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas
- Pneus All Terrain 235/65 R17

Ficha técnica - Ram Rampage Rebel 2.2 Turbodiesel 2025
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 2.184 cm3, injeção direta, turbo, diesel
Potência e torque: 200 cv a 3.500 rpm; 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: câmbio automático de 9 marchas; tração integral automática
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira e multilink na traseira, rodas aro 17" com pneus 235/65
Dimensões: Comprimento (5.028 metros), Entre-eixos (2.994 metros), Largura (1.886 metro) e Altura (1.718 metro)
Freios: discos ventilados na dianteira e traseira
Peso: 1.951 kg em ordem de marcha
Capacidade de carga: 1.015 kg
Caçamba: 980 litros
Tanque: 60 litros
Pneus: 235/65 R17
Ângulo de entrada: 25,8°
Ângulo central: 23,4°
Ângulo de saída: 27,5°
Tanque: 60 litros
Consumo de combustível (teste): cidade: 11,4 km/l; estrada: 13,6 km/l
Preço como testado: R$ 265.990 (R$ 271.990 com pacote Elite)

Rampage 2025 - Versões e preços
Rampage Bighorn 2.2 turbodiesel: R$ 237.990
Rampage Rebel 2.2 turbodiesel: R$ 265.990
Rampage Rebel 2.0 turbo gasolina: R$ 268.990
Rampage Laramie 2.2 turbodiesel: R$ 278.990
Rampage Laramie 2.0 turbo gasolina: R$ 281.990
Rampage R/T 2.0 turbo gasolina: R$ 299.990






























































