Home / DMAutos

DMAUTOS

Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Andamos no SUV compacto que abre uma nova era da Renault no Brasil, trazendo uma proposta totalmente nova para o mercado


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Andamos no novo Renault Kardian. O SUV compacto representa o início de uma nova fase na história da fabricante francesa, definida no slogan como “a mudança que muda tudo”. O Kardian estreia no mercado com um projeto novíssimo já a partir da sua nova plataforma modular RGMP, que será a base também para os novos modelos da marca. A novidade chega mirando como concorrentes diretos o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.

Além da nova plataforma, que será utilizada também nos modelos elétricos e híbridos que serão lançados, o SUV global da Renault, primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz novo motor 1.0 turbo TCe de 125 cv com 22,4kgfm de torque e também um novo câmbio automatizado de dupla embreagem úmida. O Kardian é um conjunto de modernidade e tecnologia pronto para iniciar a mudança anunciada pela Renault.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Esquece o que você já ouviu sobre a Renault e foca em um carro que tem tudo para dar certo no segmento B-SUV do mercado. Ponto de partida para a renovação do portfólio da Renault no Brasil, o Kardian agrada no geral, com um visual bonito, motor turbo com uma pegada arrojada e ADAS com 13 avançados sistemas de assistência ao motorista. A bordo do Kardian é que o SUV mostra seus valores. Prazeroso de dirigir, o carro responde de forma surpreendente às acelerações e prioriza a segurança do condutor e passageiros com seis air bags de série em todas as versões.

Teste

Convidado pela Renault, fomos até Gramado, na Serra Gaúcha, para o lançamento e test drive do novo SUV Kardian. A versão avaliada foi a topo da gama, a Premiére Edition, edição especial de lançamento que deve dar lugar em breve à outra versão, mas com o mesmo patamar de equipamentos e acabamento. A versão testada custa R$ 132.790. Abaixo dela tema de entra Evolution, com preço de R$ 112.790 e a intermediária Tech, com preço de 122.990.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

O novo carro da Renault se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.

SUV competitivo

A engenharia da Renault tinha plena certeza de que deveria desenvolver que fosse competitivo no segmento dos SUVs compactos. Afinal, a concorrência é turbinada e traz recheio em equipamentos, como o próprio Kardian. O resultado alcançado pela Renault foi de um SUV compacto moderno, tecnológico, espaçoso e com uma proposta urbana bastante atraente e diferenciais marcantes.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

A construção do novo SUV francês não absorveu nada do que já existia na marca. É tudo novo, a começar pela inédita plataforma versátil Group Modular Plataform, que deu origem ao mais moderno carro nacional da Renault. Há quem diga que o novo SUV tem elementos do Sandero Stepway, como as caixas de rodas traseiras e o desenho das portas. Se for isso mesmo, não passa disso.

Na dianteira, o Kardian recebeu a nova identidade mundial da Renault, com destaque para a nova logo, grade com relevos no formato de diamantes em toda a sua extensão, faróis em LEDs. Na traseira, as lanternas em formato bumerangue estão em perfeita harmonia com o desenho da tampa do porta-malas. De qualquer ângulo em que se olha para o Kardian a percepção é plena da existência de um novo SUV. As molduras nos paralamas remetem ao estilo aventureiro.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

O Renault Kardian mede 4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura e não se trata de ilusão de ótica seu porte mais robusto do que o do Stepway. Ele tem suspensão mais elevada, rodas com aro de 17 polegadas e rack de teto com barras. flexíveis, permitindo sua utilização na transversal e na longitudinal para o transporte de objetos, como bicicletas, pranchas e bagageiros, por exemplo.

O interior do Kardian é mais uma prova do primeiro passo para o processo de renovação da Renault. É tudo novo, exceto o volante, os botões do ar-condicionado e a tela central multimídia, semelhantes ao do Duster. O acabamento é de primeira e até salta de patamar na utilização do Joystick para o câmbio automatizado, no console mais alto, no botão de partida e no freio de estacionamento eletrônico.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

O modelo avançou ainda nos três modos de condução (My Sense (personalizável), Eco e Sport), no quadro de instrumentos digital, no ar-condicionado digital e no ambiente lighting, com personalização em oito cores. Ainda com relação ao interior, o espaço interno é um diferencial, assim como o desenho dos bancos, mais largos e anatômicos. Os ajustes, porém, são manuais.

A central multimídia é de 8” e pareada com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Quem vai no baco traseiro não em do que reclamar de espaço. O porta-malas do Kardian tem capacidade é de 358 litros no padrão VDA.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

A dirigibilidade do Kardian é prazerosa e o interior da cabine é bastante silencioso, graças à acústica. O motor 1.0 turbo, de três cilindros e injeção direta, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, tem desempenho altamente satisfatório. Ele rende 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina e 125 cv e 22,4 kgfm com e etanol e trabalha com torque ato em baixas rotações, o que faz do Kardian um SUV urbano bastante ágil, com trocas de marchas suaves.

O Kardian com o motor turbo TCe 1.0 flex é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. É também o que tem a melhor eficiência energética com 1,59 MJ/km.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

O motor turbo trabalha associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, banhada a óleo, com seis marchas. A transmissão automatizada, importada da China, está disponível nas três versões e anters que alguém pergunte, já dou a resposta: a Renault mandou avisar que não há planos para uma versão manual do Kardian. Com bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, o Kardian é um veículo capaz de enfrentar com certa facilidade trajetos acidentados.

Conclusão

Nova plataforma, um novíssimo carro. O Renault Kardian chega credenciado para brigar a altura com os modelos da Volkswagen e Fiat não apenas suas qualidades visuais, mecânicas e tecnológicas. O preço de cada versão é também um bom atrativo. Ver o carro é uma coisa. O negócio é dirigir para sentir seu conforto e desempenho. Foi o que fizemos e o resultado não poderia ser melhor. Vale a pena ter um Kardian.


		Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Renault Kadian - Versões e principais equipamentos de série

Kardian Evolution

· Seis airbags (frontal, lateral e de cortina)
· Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
· Assistente de partida (HSA)
· Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
· Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
· Cluster digital 7”
· Câmbio e-shifter
· Paddle-Shift
· Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
· Ar-condicionado digital com função auto
· Retrovisores externos com ajuste elétrico
· Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
· Barras de teto funcionais e modulares em preto
· Roda flexwheel biton 16”
· Aerofólio traseiro
· Start&Stop
· Modo ECO com EcoScoring
· Volante com ajustes de altura e profundidade
· Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
· Vidros elétricos para passageiros

Renault Techno

Todos os equipamentos da versão Evolution e mais:
· Frenagem automática de emergência (AEBS)
· Alerta de colisão frontal (FCW)
· Freio de estacionamento eletrônico
· Console elevado com apoio de braço
· Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
· Roda de liga leve 17” diamantadas bíton
· Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
· Partida remota do motor
· Saídas USB-C para o banco traseiro
· Seis alto-falantes
· Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento

Opcional: Teto bíton em preto Nacré

Première Edition

Todos os equipamentos da versão Techno e mais:
· Controle de velocidade adaptativo (ACC)
· Câmera Multiview (MVC)
· Alerta de ponto cego (BSW)
· Alerta de distância segura (DW)
· Sensores de estacionamento frontal
· Faróis de neblina em LED
· Sensor crepuscular
· Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)
· Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
· Carregador de smartphone por indução
· Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas
· Antena shark
· Teto bíton preto Nacré
· Badge lateral “Premiere Edition”
· Skis na cor prata acetinada
· Grade frontal em preto brilhante

Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente
Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente Teste: Renault Kardian estreia no mercado com uma proposta bastante atraente

Mais vídeos:

  • Latin NCAP

    Ford Ranger passa nos testes de segurança do Latin NCAP com nota máxima

    Picape da nova geração recebeu cinco estrelas nos rigorosos protocolos de avaliação adotados pelo programa Latin NCAP

    Publicado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 - 09:20

    / Atualizado quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

  • BYD Song Plus Premium

    BYD lança Song Plus na versão Premium como o SUV Híbrido Plug-In mais potente da marca. Preço: R$ 299.800

    Novidade estreia no mercado com 324 cv de potência combinada e de olho no GWM Haval H6

    Publicado quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 10:23

    / Atualizado quarta-feira, 27 de novembro de 2024

  • Nova tecnologia

    Fiat Pulse e Fastback 2025 estreiam tecnologia híbrida flex

    Novidade chega às versões Audace e Impetus dos dois modelos custando apenas R$ 2 mil a mais em relação às configurações a combustão

    Publicado quinta-feira, 07 de novembro de 2024 - 11:27

    / Atualizado quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias