
O Ministério da Saúde, órgão vinculado ao governo federal, respondeu às críticas feitas por Jojo Todynho ao Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta usou um bordão popularizado pela cantora para ironizar a situação: “Que mico foi esse?”, escreveu o Ministério em uma postagem nas redes sociais.
Em tom descontraído, o governo também fez um trocadilho com o nome da artista, afirmando que “surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS”. "Logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima", acrescentou.
O Ministério da Saúde refutou a afirmação de Todynho de que “só fala bem do SUS quem não usa”. Segundo o governo, “o SUS é melhor avaliado por quem o utiliza. E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde utiliza o SUS”, afirmou a pasta.
O governo ainda forneceu exemplos do uso cotidiano do SUS, como ao acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao receber ou doar sangue, e ao utilizar vacinas, entre outros.
Por fim, a administração federal reforçou a relevância do SUS para a saúde pública, destacando: “SUS em todos os lugares, todinho seu”.