
Pautado pelo municipalismo e buscando reforçar ainda mais a proximidade entre o Parlamento estadual e a população goiana, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), abriu na manhã deste sábado, 12, a quarta edição do Programa Deputados Aqui, em Caçu, no extremo Sudoeste goiano.
Um dos principais destaques da iniciativa, a entrega de documentos de regularização fundiária, marcou o início dos trabalhos desta edição. “Estamos começando mais esse grande programa, levando dignidade e esperança para nossa gente. A entrega dessas escrituras é a garantia do pertencimento, segurança jurídica e estabilidade para nossas famílias”, disse Bruno Peixoto.
Contemplado com o benefício, o senhor Anézio Rodrigo não escondeu a emoção ao receber a tão sonhada regularização. “Esperei por esse momento por quase 30 anos. Agora, sei que a casa onde moro é realmente minha. Só tenho a agradecer por isso”, afirmou.

Realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás e as prefeituras municipais, o programa de regularização fundiária da Assembleia Legislativa tem transformado a realidade de famílias em todo o estado. Segundo o presidente da Alego, é uma iniciativa que reforça o compromisso do Legislativo goiano com a inclusão e o direito à moradia.
“Nós temos topógrafos, engenheiros e advogados que atuam diretamente nas comunidades, fazendo todo o levantamento técnico e jurídico necessário para viabilizar a regularização dos imóveis. É um trabalho criterioso e totalmente gratuito, que garante às famílias a tranquilidade de terem seus lares legalmente reconhecidos”, ressaltou o parlamentar.
Destacando a importância da ação, o prefeito do município, Kelson Vilarinho, salientou que a regularização fundiária é um marco na história da cidade e de toda a região. “Com esse documento em mãos, nossas famílias têm a garantia de que o lar é, de fato, delas. É um avanço histórico que fortalece nossa cidade, promove o desenvolvimento e melhora a vida do nosso povo”, acrescentou.
Audiências Públicas
Outro destaque do Programa Deputados Aqui são as audiências públicas realizadas junto à comunidade para ouvir diretamente as demandas da população, identificar prioridades locais e fomentar a construção de políticas públicas mais eficazes. Em Caçu, a iniciativa permitiu que moradores, lideranças e autoridades locais compartilhassem suas principais necessidades, especialmente nas áreas de saúde, infraestrutura e habitação.
De acordo com o presidente da Alego, um diálogo fundamental para fortalecer a democracia e garantir que as decisões do Parlamento estejam alinhadas com a realidade de cada município. “É ouvindo a população e conhecendo de perto os desafios enfrentados em cada região que conseguimos direcionar melhor nossas ações e propor soluções que tragam melhorias reais para a vida da nossa gente”, pontuou Bruno Peixoto.
Ação Cidadã
Além da entrega das escrituras em Caçu e das audiências públicas, o Programa Deputados Aqui também oferece uma série de atendimentos gratuitos nas áreas de cidadania, saúde e assistência social. Entre os serviços disponíveis estão atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, orientação jurídica, apoio da Defensoria Pública, corte de cabelo, atividades recreativas para crianças, entre muitos outros, garantindo à população o acesso a direitos essenciais.
Participaram da solenidade de abertura o vice-prefeito de Caçu, Zilderlei Nunes; os deputados estaduais Veter Martins, José Machado e Rosângela Rezende; o deputado federal Zacharias Calil; os prefeitos das cidades de Itajá, Lucas Machado; Santa Helena, Iris Parreira; Itarumã, Luiz Henrique; Cachoeira Alta, Marcelo de Paula; Paranaiguara, Barbosinha; São Simão, Dr. Wallissom; e Aparecida do Rio Doce, Bodão, além de vereadores e lideranças regionais.