
A prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes (Avante), denunciou o deputado federal André Janones (Avante-MG) por chantagem, afirmando que ele ameaçou divulgar fotos íntimas dela caso ela não aceitasse sua interferência na administração municipal. A denúncia foi registrada na Justiça de Minas Gerais, que, em resposta, emitiu uma medida protetiva contra o deputado, ordenando que ele mantenha distância da prefeita. O relacionamento entre os dois ocorreu entre 2014 e 2018.
Em um comunicado oficial, a prefeita afirmou que "acionou a Justiça contra o deputado federal André Janones com base na Lei Maria da Penha". A nota também especifica que "o caso tramita sob segredo de Justiça e quaisquer informações adicionais só poderão ser divulgadas mediante autorização judicial".
Segundo Leandra Guedes, que foi ex-chefe de gabinete de Janones, o deputado passou a chantageá-la após ela recusar sua intervenção em assuntos da administração municipal. A prefeita alegou que Janones enviou uma foto dela em roupas íntimas para um secretário de sua gestão, com a intenção de sinalizar a ameaça de divulgar outras imagens feitas sem seu consentimento.
Em resposta, a Justiça determinou que o deputado não publique fotos, vídeos ou qualquer outro tipo de postagem sobre a prefeita e também proibiu qualquer tipo de aproximação, seja pessoal ou por meio de contatos com seus familiares.
André Janones tem em Ituiutaba sua principal base política e já se candidatou ao cargo de prefeito nas eleições de 2016, em um município com aproximadamente 102 mil habitantes.