Home / Saúde

SAÚDE

Rounds multidisciplinares fortalecem assistência hospitalar no HEAL

Equipe multiprofissional se reúne para discutir casos clínicos e promover um cuidado mais seguro e individualizado aos pacientes

Imagem ilustrativa da imagem Rounds multidisciplinares fortalecem assistência hospitalar no HEAL

O Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás Ronaldo Ramos Caiado Filho (HEAL) tem se destacado pela constante busca por qualidade, segurança e efetividade no cuidado aos pacientes. Uma das estratégias adotadas para fortalecer esse compromisso é a realização dos rounds multidisciplinares, prática que reúne diferentes profissionais da saúde para discutir, de forma integrada, os casos clínicos dos pacientes internados.

Durante os rounds, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, odontólogos e demais profissionais compartilham avaliações e definem, juntos, os melhores caminhos terapêuticos. Para o coordenador dos Serviços de Enfermagem das UTIs do HEAL, Igor Ximenes, esse momento é uma valiosa ferramenta de gestão do cuidado.

“Esse momento entre profissionais de saúde de diversas áreas para avaliar pacientes e definir metas de tratamento é extremamente importante. Visa à segurança e à qualidade do atendimento. Entre os principais objetivos estão identificar problemas dos pacientes, monitorar o estado de saúde, estabelecer metas, fortalecer a comunicação entre a equipe e reconhecer as necessidades específicas de cada área profissional. Os benefícios incluem a melhora na qualidade da assistência, a redução do tempo de internação, a diminuição da mortalidade e a queda nas infecções relacionadas à assistência à saúde”, explicou.

O coordenador médico e responsável técnico pela UTI Adulto, Dr. Belchior Santana, ressalta que o cuidado multiprofissional é essencial, especialmente em casos mais complexos. “Temos pacientes graves, com múltiplas disfunções orgânicas, que necessitam de acompanhamento constante e integrado. Durante os rounds, toda a equipe da UTI se reúne para analisar cada caso individualmente, considerando a avaliação clínica e a opinião de todos os profissionais envolvidos. O objetivo é oferecer um plano terapêutico personalizado, garantindo o melhor tratamento possível”, afirmou.

Leia também:

Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias